Friday, 2 July 2010

Ah e tal, é um cão...

Apresento-vos o Bobby (3/4 anos), um border collie muito simpático, o nome border collie vem do facto de ser um cão que se encontrava muito na fronteira entre Inglaterra e Escócia (Border) e o nome Collie é provável que venha do céltico que significa útil.

É um cão pastor de ovelhas e extremamente inteligente.

A história deste cachorro é simples, foi um cão de trabalho até à altura em que o agricultor achou que não o queria mais e abandonou-o.

O suspeito do costume e eu demos com ele numa organização de protecção a animais maltratados e achamos por bem dar-lhe uma casa, em que não precisa de trabalhar (muito) em que ninguém o vai correr a pontapé (como aconteceu no passado).

Como é um cão habituado a trabalhar e cuja raça tem estado ao serviço do ser humano há centenas de anos, vamos ter que manter actividades que o entretenham, já tenho a trela de treino (a minha só tem 10 metros) e já estivemos a ver escolas de obediência (para treinar o cão e socializá-lo com outros cães) aqui perto, e estou a pensar que no fim da escola de obediência seria boa ideia mantê-lo num curso de agilidade e "flyball" (tenho que ver o que é o flyball). Os border collies são muito utilizados em Inglaterra em concursos de agilidade ( não preciso que o Bobby participe nos concursos, mas se fizer os treinos vai andar bem divertido).

É um pouco tímido e assusta-se com facilidade com estrondos e com muito barulho há volta, especialmente se o som vem detrás dele, não está habituado a muitas festas (vivia só para trabalhar e mais nada), por isso é um cão que não podemos estar sempre a dar festas e muita atenção apesar do cão ter de ser sempre mantido perto de nós, para se sentir seguro, e para podermos combater a timidez do piqueno.

Agora está um pouco magro (não está como na foto) porque estar num canil tem o seu preço no peso do cão e os níveis de stress dele estão um pouco altos, mas sei que numa questão de dias vai ficar lindo outra vez.

1 comment:

Malay said...

Uauh!!!! Felicidades para vocês e para o vosso novo companheiro. Bons treinos...