Friday, 8 October 2010

Receita do vinagre de ananás

A pedido de uma familia aqui ponho a receita.

A receita para o vinagre de ananás foi tirada daqui, no entanto, aqui vai a tradução da receita (apenas e não de todo o artigo):


O vinagre de ananás é feito apartir dos pedaços que vão para o lixo ou para a caixa de compostagem, desta forma podem ser utilizados em vez de deitar fora imenso ananás.
Começar com um bom ananás (eu escolhi um que ainda não estava pronto e deixei-o amadurecer em casa). Pegar na escova de vegetais e escovar muito bem o ananás, passar por água e tirar a casca. Cortar o ananás em quartos e tirar o "caroço". A "carne" do ananás pode ser utilizada em qualquer prato ou sobremesa, não precisa de ser usada no vinagre.
Cortar o "caroço" e a casca em pedaços e pôr tudo num recipiente grande. Misturar 1/4 de chávena de açucar (eu usei açucar mascavado) em 1 litro e 250ml de água e deitar tudo sobre a casca de ananás. Cobrir com um pedaço de um tecido de algodão - eu usei aquele que se vê na imagem, as contas são para fazer peso e manter os possíveis insectos e pó à distância. Nesta receita utilizamos o fermento natural que se encontra no ar para ajudar a fruta e a àgua com açucar a fermentar, por isso não se põe uma tampa. Deixar a mistura no balcão da cozinha por algumas semanas.
Depois da segunda ou terceira semana, esta mistura pode ficar castanha e depois voltar a ficar transparente, também pode desenvolver um pouco de bolor no topo, mas não há problema, pode ser tirado com uma colher limpa. Se ficar com uma bolha cinzenta gelatinosa no topo do jarro ou no fundo, tanto enquanto estiver na bancada da cozinha ou já engarrafado , isso é muito bom, porque fizeram a mãe de vinagre (e pode ser usado para fazer mais vinagre).
Há duas coisas que são importantes quando se faz vinagre: a temperatura no sitio onde se faz o vinagre (no meu caso é a cozinha) e o oxigénio (outra razão para não se pôr uma tampa). A temperatura ideal é entre 15ªC e 25ºC. Se a temperatura for muito baixa, vai demorar mais tempo a fazer e não vai ser muito bom, se for muito alta, não vão fazer a mãe de vinagre, mas o vinagre vai estar bom à mesma. O oxigénio pode ser introduzido no vinagre ao mexer o vingre todos os dias.
Experimentar o vinagre 2 semanas depois e já deverá ser avinagrado, as cascas de vinagre podem ser retiradas nesta altura e podem ser postas na caixa de compostagem. Deixar o vinagre no balcão da cozinha por mais 2 semanas para desenvolver o caracter complexo de um bom vinagre (!!!!!). Quando estiverem contentes com o sabor do vinagre, passar o vinagre 2 ou 3 vezes por um pano e guardá-lo numa garrafa limpa com a tampa. Pode ser usado da forma como está, no entanto se quiserem guarda-lo por mais tempo é melhor pasteuriza-lo, o que representa ferve-lo num banho maria, as regras estão aqui.
O vinagre de ananás é excelente para temperar saladas e para fazer molhos de temperos, pode ser usado para conservar a beterraba.
Se quando cortarem o topo, o plantarem, dentro de 2 anos estão a ter um ananás outra vez, isto claro num clima mais quentinho.
De qualquer forma, vou deixando aqui as fotos para poderem ver o que for acontecendo com o vinagre, porque isto é novo para mim também.

No comments: